quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PROJETO ELABORADO PARA O PROJETO E PROINFO


CURSO PROINFO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS











Maria Helena de Fátima da Silva








LEITURAS E PRODUÇÃO DE POESIAS











Santo Antônio do SudoestePR.
Agosto/2014



CURSO PROINFO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS



Maria Helena de Fátima da Silva






LEITURA E PRODUÇÃO DE POESIAS




Projeto de Leitura e Produção de Poesias apresentado no Curso do Proinfo para conclusão do curso e obtenção de Diploma.








Santo Antonio do Sudoeste, PR
Agosto/2014




1. Nome cursista:
Maria Helena de Fátima da Silva

2. Identificação do local:
Nome do Colégio: Colégio Estadual Antonio Schiebel – Ensino Fundamental e Normal
Série: 6º Ano
Número de alunos: 27 (vinte e sete) alunos
Número de professores: 8 (oito) professores/disciplina
Áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa

3. Título do projeto
Leitura e Produção de Poesias

4.Características do Projeto
Interdisciplinar: Português, Ciências e Matemática

5. Descrição geral

INTRODUÇÃO
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado poucos interesses para leitura e, por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Podendo então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor aos livros, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Sabemos que o hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí, a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

OBJETIVOS
  • Incentivar, promover a produção e a pesquisa literária e poética, com busca de significados para a práxis e a interpretação nas manifestações culturais, como expressões, figura de linguagens, abordando os vários gêneros, pressupondo a liberdade e a criatividade de cada um.
  • Oportunizar o discurso e a leitura juntamente com seus vários significados e olhares, abordando a produção intelectual.
  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar produções orais, escritas(formal e informal);
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;
  • Aprimorar as pesquisas de conhecimento, fomentando um trabalho integrado as disciplinas;
  • Ofertar atividades literárias e culturais, que possam contribuir para a formação de leitores em sua forma vivenciada.
6 - Referencial Teórico:

6.1- METODOLOGIA
Recursos tecnológicos necessários ou outros
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa da equipe escolar ( alunos, direção, professores e da equipe pedagógica).
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, aparelho de Data Show, microfone, som e sala de informática.

6.2 - DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA
  • Aula expositiva sobre leitura de textos poéticos;
  • Pesquisa, estudo, compreensão;
  • Leitura coletiva das poesias;
  • Leitura e interpretação escrita de poesias.
O Projeto de Leitura e Produção de Poesias iniciou-se com leituras de uma coletânea de poesias que a professora selecionou de alguns poetas, como: Paulo Leminski, Cecilia Meireles, Mario Quintana, Vinicius de Moraes e outros.
Seguindo, com pesquisas de poesias trazidas de casa pelos estudantes e leitura das mesmas com uso de microfone em sala de aula.
Pesquisa e leitura de poesias na sala de informática, bem como reprodução das mesmas em cartaz expostos no colégio.
Produção e exposição de suas próprias poesias no mural das salas de aula.


7- Cronograma
O Projeto de Leitura e Produção de Poesias acontece de Junho a Agosto de 2014, sendo distribuída uma aula semanal destinada ao projeto, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. No final da aplicação do Projeto foi premiado os estudantes que se destacaram em suas leituras e produções, os quais receberam um livro para suas próximas leituras.

BIBLIOGRAFIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário