CURSO PROINFO
ELABORAÇÃO DE
PROJETOS
Maria
Helena de Fátima da Silva
LEITURAS E PRODUÇÃO
DE POESIAS
Santo
Antônio
do
Sudoeste
– PR.
Agosto/2014
CURSO PROINFO
ELABORAÇÃO DE
PROJETOS
Maria
Helena de Fátima da Silva
LEITURA E PRODUÇÃO
DE POESIAS
Projeto
de
Leitura
e
Produção
de
Poesias
apresentado
no
Curso
do
Proinfo
para
conclusão
do
curso
e
obtenção
de
Diploma.
Santo Antonio do
Sudoeste, PR
Agosto/2014
1.
Nome cursista:
Maria
Helena de Fátima da Silva
2.
Identificação do local:
Nome
do Colégio: Colégio Estadual Antonio Schiebel – Ensino
Fundamental e Normal
Série:
6º Ano
Número
de alunos: 27 (vinte e sete) alunos
Número
de professores: 8 (oito) professores/disciplina
Áreas
de conhecimentos: Língua Portuguesa
3.
Título do projeto
Leitura
e Produção de Poesias
4.Características
do Projeto
Interdisciplinar:
Português, Ciências e Matemática
5.
Descrição geral
INTRODUÇÃO
Percebemos que a
realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de
ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a
leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado
poucos interesses para leitura e, por consequência dificuldades
marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e
informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas
produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Faz-se entanto
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato
de prazer e requisito para emancipação social e promoção da
cidadania.
A leitura nunca
se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o
aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo
construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos
alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só
se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de
jornais, revistas e livros.
Através da leitura o
ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo,
decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida
ao sabor da existência. Podendo então, vivenciar experiências que
propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu
processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos
ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com
professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos
momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor aos
livros, a consciência da importância de se adquirir o hábito de
ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para
alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade,
produtiva e com realização.
Sabemos que o
hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação.
Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia
principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí,
a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os
professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe
docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio
sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e
participação social.
Assim estimulando a
leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão
aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando
a eles um horizonte totalmente novo.
OBJETIVOS
- Incentivar, promover a produção e a pesquisa literária e poética, com busca de significados para a práxis e a interpretação nas manifestações culturais, como expressões, figura de linguagens, abordando os vários gêneros, pressupondo a liberdade e a criatividade de cada um.
- Oportunizar o discurso e a leitura juntamente com seus vários significados e olhares, abordando a produção intelectual.
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Possibilitar produções orais, escritas(formal e informal);
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;
- Aprimorar as pesquisas de conhecimento, fomentando um trabalho integrado as disciplinas;
- Ofertar atividades literárias e culturais, que possam contribuir para a formação de leitores em sua forma vivenciada.
6
-
Referencial
Teórico:
6.1- METODOLOGIA
Recursos tecnológicos
necessários ou outros
Recursos
humanos:
disponibilizaremos
para
a
realização
do
plano
de
ação
a
participação
ativa
da
equipe
escolar
(
alunos,
direção,
professores
e
da
equipe
pedagógica).
Recursos
materiais:
textos
diversos,
livros,
revistas,
jornais,
periódicos,
cartolina,
papel
sulfite,
pincel
atômico,
aparelho
de
Data
Show,
microfone,
som
e
sala
de
informática.
6.2 - DESENVOLVIMENTO/
METODOLOGIA
- Aula expositiva sobre leitura de textos poéticos;
- Pesquisa, estudo, compreensão;
- Leitura coletiva das poesias;
- Leitura e interpretação escrita de poesias.
O Projeto de Leitura e
Produção de Poesias iniciou-se com leituras de uma coletânea de
poesias que a professora selecionou de alguns poetas, como: Paulo
Leminski, Cecilia Meireles, Mario Quintana, Vinicius de Moraes e
outros.
Seguindo, com pesquisas
de poesias trazidas de casa pelos estudantes e leitura das mesmas com
uso de microfone em sala de aula.
Pesquisa e leitura de
poesias na sala de informática, bem como reprodução das mesmas em
cartaz expostos no colégio.
Produção e exposição
de suas próprias poesias no mural das salas de aula.
7- Cronograma
O
Projeto
de
Leitura
e
Produção
de
Poesias
acontece
de
Junho
a
Agosto
de
2014,
sendo
distribuída
uma
aula
semanal
destinada
ao
projeto,
sempre
intercalada
para
que
não
seja
interferido
nas
disciplinas,
bem
como
em
seus
conteúdos.
No
final
da
aplicação
do
Projeto
foi
premiado
os
estudantes
que
se
destacaram
em
suas
leituras
e
produções,
os
quais
receberam
um
livro
para
suas
próximas
leituras.
BIBLIOGRAFIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário